CARETAS MUSICAIS

Fazer careta na aula de música?? Sim!

       Sabemos que trabalhar as expressões faciais é de grande importância para o autoconhecimento,  a legitimação dos sentimentos, para extravasar emoções, para identificar sensações e ter a possibilidade de aprender a lidar com as mesmas.

       Nós vamos propor uma atividade que, ao ser trabalhada na sala de aula, pode colaborar com vários aspectos na formação musical, social e crítica da criança.

Vamos lá?

 

                                          

Caretas Musicais

 

Objetivo: Trabalhar expressões faciais diversas;

                    Relacionar essas expressões com a música apreciada.

 

Material:  Músicas de estilos contrastantes (instrumental, cantada, lenta, rápida…)

Como jogar: 

* Pedir aos alunos para: sorrir com boca fechada, sorrir com boca aberta; 

                                              encher a bochecha de ar do lado esquerdo, depois lado direito ;

                                              Mastigar como se estiver comendo algo saboroso;

                                              Fazer cara de espanto;

                                              Fazer cara de tristeza;

                                              Fechar olho esquerdo, fechar olho direito….

        Depois que os alunos praticarem várias expressões faciais e tiverem feito muitas caretas,coloque uma música ( à sua escolha) e instigue o alunos a expressarem através das caretas. Eles deverão fazer expressões que combinem com a música. Coloque outra música e deixe que façam o mesmo. Não coloque músicas inteiras, trabalhe com fragmentos de músicas bem diferentes umas das outras.

        Depois o professor pode dividir a sala em grupos e cada grupo criar expressões/caretas específicas para as músicas ouvidas e cada grupo apresenta para os outros alunos.

Faça com seus alunos e depois nos conte como foi!

 

Caixola Musical

Aline Fróes e Sandra Ribeiro